top of page

Aulas expositivas

Ministradas por nomes-chave nas várias vertentes das mobilidades e envolvendo a totalidade dos selecionados (até 60 participantes), as aulas serão conduzidas pelos professores convidados e serão estruturadas em função dos grandes temas da SPMobilities2017. Espera-se um engajamento intenso dos participantes, tanto previamente (mediante a leitura da bibliografia indicada), como durante as aulas, na perspectiva de se construir um ambiente de rico debate, aprendizado e reflexão sobre os múltiplos aspectos das mobilidades. As aulas terão de 3 a 4 horas e acontecerão de maneira simultânea em algumas situações.

Ateliês de pesquisa

Os ateliês estão orientados para que os 12 participantes com os melhores projetos possam receber tutoria do corpo docente formado pelos convidados internacionais e por pesquisadores brasileiros. Durante os Ateliês, estes participantes farão uma apresentação oral, em inglês, de seus projetos. A partir daí haverá a discussão de metodologias e do escopo teórico, da qual também participarão os que não forem selecionados para apresentar oralmente seus projetos, de maneira que todos os estudantes se beneficiem das discussões. Os 12 selecionados para os Ateliês, obviamente, também assistirão às Aulas Expositivas e às Conferências.

Em complemento a esses dois eixos principais, no final de semana serão organizadas atividades de campo em espaços que permitam a reflexão sobre elementos das mobilidades contemporâneas na cidade de São Paulo.

 

A SPMobilities2017 também terá atividades abertas ao público mais amplo:

  • Conferências (abertura e encerramento)

  • Cerimônia de recebimento e apresentação do “Acervo John Urry”, doado pela Universidade de Lancaster à Universidade de São Paulo

  • Lançamento seguido de debate do Dossiê “Mobilidades Turísticas”, organizado por Bianca Freire-Medeiros e Patricia Pinho, publicado no último número da Revista Plural.

ATIVIDADES

bottom of page