top of page

Os empreendedores coreanos são protagonistas no processo de construção simbólica, ou seja, nas marcas que são deixadas nos espaços com significados para a comunidade. Eles são os proprietários de cafés, restaurantes, mercados, centros de cultura, associações que através de sua cultura mudam a paisagem do bairro.
No caso do Bom Retiro, recentemente, as bakeries passaram por reformas ou empreendedores abriram novos espaços aumentando a concorrência no entorno com aproximadamente dezesseis cafés coreanos. Isso se deve em grande medida, à migração de parte dos coreanos das atividades de confecção para outros ramos de negócio.


Eataly

São Paulo

Turim
O mercado especializado em comida italiana Eataly é um exemplo de como gestores estão cada vez mais tornando os elementos culturais dos migrantes em comodities. O empreendimento é especializado na comida e cultura italiana, inclusive oferecendo tours aos visitantes.
São 38 lojas em várias cidades do mundo que reproduzem
layouts, produtos e serviços oferecidos no mercado.
"Na concepção do turismo como atividade motriz para modificar as representações de etnicidade e cultura numa tentativa de criar apelo aos visitantes (GOTHAM, 2007), o “legado étnico” envolve a comodificação de produtos étnicos e atividades culturais, além da encenação de rituais e costumes próprios dos migrantes para o consumo dos turistas (CHANG et al., 1996).

Munique

Las Vegas

bottom of page