top of page
DSC_0005.JPG

O conceito de mobilidades ainda que não seja uma nova ideia tem sido influenciado cada vez mais por fluxos transnacionais constantes, mudanças de perspectivas socioculturais nas sociedades e o surgimento de novas tecnologias de comunicação, transporte e conectividade social. Esses fatos caracterizam uma reconfiguração da vida cotidiana.

 

Hoje, o turista viaja numa busca crescente pelos lugares mais longínquos e inóspitos do planeta. A curiosidade em encontrar tais lugares, não os impede de ter  luxo e conforto e acesso quase irrestrito às atividades e pessoas da vida cotidiana. Como por exemplo, trabalhar online ou falar diariamente com a família mesmo em longas distâncias.

Mas esse cenário só é possível pelas interconexões contemporâneas que se materializam nas redes e nas novas tecnologias de transporte e comunicação. Essas formas híbridas que reconfiguram a vida cotidiana dos indivíduos. Os limites entre lazer e trabalho já não são tão claros, assim como o tempo e a distância nos significados da viagem.

O aeroporto é a melhor metáfora das mobilidades porque são "pontes" entre os lugares e simbolizam o hiper movimento de pessoas e interconexões. Nas mobilidades, os fluxos de capital,informação e mercadorias são livres enquanto os corpóreos dependem de suas motivações  e seus status quo.

 

 

schiphol_luchtfoto_dsc0179_1_free_big.jp
WhatsApp-Image-2018-08-03-at-10.59.27.jp
systems-of-mobilities.png
tube-station-1-e1472039899605-1280x640.j

© 2018 by Eanne P. Leite. Todos os direitos reservados.

bottom of page