Os empreendedores coreanos são protagonistas no processo de construção simbólica, ou seja, nas marcas que são deixadas nos espaços com significados para a comunidade. Eles são os proprietários de cafés, restaurantes, mercados, centros de cultura, associações que através de sua cultura mudam a paisagem do bairro.
No caso do Bom Retiro, recentemente, as bakeries passaram por reformas ou empreendedores abriram novos espaços aumentando a concorrência no entorno com aproximadamente dezesseis cafés coreanos. Isso se deve em grande medida, à migração de parte dos coreanos das atividades de confecção para outros ramos de negócio.


Um pouco da minha trajetória
março de 2017/ fevereiro de 2019
-
Participou como ouvinte do “1º Encontro Estadual sobre migração e refúgio” realizada no Auditório Espaço da Cidadania “André Franco Montoro”, Pátio do Colégio, no dia 19 de junho de 2017, com carga horária de 4 horas.
-
Participou como ouvinte da palestra “Hospitalidade em tempos de hostilidade: avanços e desafios” no Centro de Pesquisa e Formação do SESC, no dia 06 de novembro de 2017.
-
Participou do curso de extensão “Projeto Migração – Promigra”, organizado pelos alunos e professores do curso de Direito da Faculdade São Francisco, da Universidade de São Paulo de agosto de 2017 até dezembro de 2017.
-
Participou e apresentou trabalho no XIV Seminário ANPTUR intitulado “Migração e turismo: participação da comunidade coreana em São Paulo e Los Angeles” evento realizado nos dias 13 a 15 de setembro de 2017 em Balneário Camboriú – Santa Catarina.
-
Participou como integrante do comitê de organização local do evento “SP Mobilities 2017 – Primeira Escola de Ciência Avançada em Mobilidades”, realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo (EACH-USP) e Programa de Pós-Graduação em Sociologia (FFLCH-USP) nos dias 03 a 06 de outubro de 2017.
-
Participou do curso “Migrações Internacionais Contemporâneas” ministrado pela Prof. Dra. Patrícia Tavares de Freitas na Escola do Parlamento localizado na Câmara Municipal nos dias 12 e 13 de março de 2018.
-
Participou como ouvinte do “Workshop de Publicação Científica” realizado na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da universidade de São Paulo no dia 12 de abril.
-
Participou como ouvinte na “Oficina de Etnografias Urbanas: da metrópole à aldeia”, ministrado pelo Prof. Dr. José Guilherme C. Magnani nos dias 02 e 04 de maio no Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo.
-
Membro do projeto de pesquisa intitulado “Turismo e legado étnico na cidade de São Paulo”, coordenado pela prof. Dra. Sênia Bastos na Universidade Anhembi Morumbi.
