top of page
Os empreendedores coreanos são protagonistas no processo de construção simbólica, ou seja, nas marcas que são deixadas nos espaços com significados para a comunidade. Eles são os proprietários de cafés, restaurantes, mercados, centros de cultura, associações que através de sua cultura mudam a paisagem do bairro.
No caso do Bom Retiro, recentemente, as bakeries passaram por reformas ou empreendedores abriram novos espaços aumentando a concorrência no entorno com aproximadamente dezesseis cafés coreanos. Isso se deve em grande medida, à migração de parte dos coreanos das atividades de confecção para outros ramos de negócio.


REFERENCIAL TEÓRICO
EMPÍRICO
TURISMO
LEGADO ÉTNICO
TURISMO URBANO
MIGRAÇÕES
BAIRROS ÉTNICOS
ATRAÇÃO TURÍSTICA
FENÔMENO GLOBAL
CHINATOWN
LITTLE ITALY
LA PETIT HAITI
LITTLE INDIA
KOREATOWN
KOREATOWN
pelo mundo
MOBILIDADES
SÃO PAULO
BOM RETIRO
ESTUDO DE CASO
LEGADO ÉTNICO COREANO E SUA RELAÇÃO COM O TURISMO
RESTAURANTES
CAFÉS
BAKERIES
MERCEARIAS
Bellapan
Bonavinte
Sweet Pang
Fresh Cake Factory
Cingapura
Buenos Aires
Los Angeles
De que maneiras o legado étnico da comunidade coreana se insere e/ou atua no desenvolvimento turístico do bairro do Bom Retiro em São Paulo?
Compreender o papel desempenhado pela comunidade coreana, através do seu legado étnico, no desenvolvimento turístico do bairro do Bom Retiro em São Paulo.
Analisar como a
comunidade coreana percebe, atua ou interfere no turismo do Bom Retiro.
Caracterizar o turismo no Bairro do Bom Retiro e sua dinâmica, tendo por referência o legado étnico dos coreanos manifestados nos espaços; e os sujeitos
Identificar e discutir as relações entre a migração coreana e o turismo, sob a ótica das mobilidades e dos estudos urbanos
bottom of page